3 de jan. de 2014

LIÇÕES BÍBLICAS - Gênesis 28

O que você faz diante de uma promessa de Deus?

           Neste capítulo do livro de Gênesis, vemos a promessa que Deus faz a Jacó através de um sonho:

Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque;
 esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;
E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente,
e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra;
E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra;
 porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.


            Diante de tal promessa vemos que Jacó ao acordar imediatamente, faz o seu voto a Deus:

E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço,
e me der pão para comer, e vestes para vestir;
E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus;
E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus;
 e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.


            É importante notarmos que diante da promessa de Deus, Jacó se levanta e faz um voto a Deus, não “para comprar a benção”, porque esta já estava na promessa divina,mas antes, ele se compromete a ter uma atitude que vai ao encontro da promessa.


            Nos dias de hoje quantos de nós recebemos de Deus uma promessa e ficamos esperando tudo se realize magicamente, que caia do céu, não fazemos nada a favor desta promessa: Deus fala e nós cruzamos os braços esperando tudo vir até nós.
            Jacó nos ensina que diante da promessa de Deus, temos que tomar uma atitude, temos que ter uma iniciativa a favor da promessa, comprometer-se com a promessa, e isso talvez signifique que tenhamos que mudar uma postura, cortar um vício, jejuar, ler mais a bíblia. Deste modo, diante da promessa de Deus, faça um voto com o Senhor, tenha uma atitude positiva a favor desta, porque para que toda promessa se realize é necessário uma mudança em nós, na nossa maneira de ser e agir tanto interiormente com nossa vida de oração, quanto exteriormente no nosso trato com as pessoas.
            Guarde isso em seu coração: se Deus lhe fez uma promessa, não cruze os braços esperando que ela venha até você, caminhe você até essa promessa, faça um voto com Deus, dê passos em direção àquilo que Deus lhe prometeu e certamente você será tão bem sucedido quanto foi Jacó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário